21

junho

21, sexta, das 13h às 18h

22, sábado, das 14h às 18h

23, domingo, das 9h às 11h

Carga horária total: 11 horas

 

R$250,00*

*material incluso

Preencha o formulário e aguarde a confirmação por email com os dados para o pagamento.

JARDIM

Xilogravura + Monotipia + Cologravura

Com Flávia Fábio e Simone Peixoto

No curso "Jardim - Cologravura+Monotipia+Xilogravura" os participantes poderão optar por conhecer 2 processos diferentes de criação e reprodução de imagens - a xilogravura a partir de uma monotipia e a cologravura - utilizando plantas verdadeiras no processo de criação. Ao final do curso será construído coletivamente o painel "Jardim", integrando os trabalhos gerados durante as oficinas.

O curso será ministrado pelas artistas Flávia Fábio e Simone Peixoto, que utilizam plantas em seus trabalhos como metáforas ou referências para as mais diversas questões, que vão desde a efemeridade da matéria e do corpo, até relações de memória familiar.

 

Sobre as Técnicas

A cologravura é uma técnica reprodutiva cuja matriz é obtida por meio da colagem de uma variedade de materiais de texturas diversas sobre base de cartão, acrílico ou metal. Esta matriz passa por dois processos de entintagem e sua impressão é feita em papel úmido, utilizando-se uma prensa para gravura.

A monotipia é uma forma de obtenção de uma imagem a partir de um objeto, nesse caso folhas e plantas, pelo seu entintamento e impressão, já a xilogravura é uma técnica de reprodução de imagens a partir de uma matriz feita em madeira. Nesse curso o desenho para a xilogravura poderá ser feito a partir de uma monotipia, ou seja, a impressão direta de uma planta verdadeira.

Simone Peixoto é doutoranda pela Unicamp com pesquisa voltada para processos artísticos colaborativos. Mestre em Artes Visuais pela Unicamp (2009), Bacharel e Licenciada em Artes Visuais pela Unicamp (2002). Em 2010, ao lado dos artistas Marcio Elias e Luciana Peixoto criou o “Xilomóvel”, ateliê itinerante equipado com todo o material necessário para a prática da xilogravura. Tal projeto foi desenvolvido como manifestação artística e ferramenta educacional. Entre suas participações artísticas destacam-se: Exposição “Página Viva” (Casa das Rosas, São Paulo, 2016); “Livro Livre sobre Livros” (edital Livro de artista - Proac 2015); Exposição “Encontro Gráfico”, PUC Campinas, (2015); SP Estampa 2015, pela Galeria Gravura Brasileira e individual “Cada Lugar”, Galeria de Artes da Unicamp (2009)”.

Flávia Fábio  é doutoranda em Artes Visuais na Unicamp com a pesquisada centrada na paisagem  explorando técnicas hibridas da gravura.  Formada em Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais (1992) e Mestre em Multimeios (2005) também pela Unicamp.

Atua como docente na área de artes visuais e design desde 2003 e coordena o curso de Licenciatura em Artes Visuais da Faal, desde de sua abertura em 2007. É sócia da Traço Publicações e Design desde 2005, onde desenvolve trabalhos de design gráfico.

Como artista visual, seu trabalho transita entre a fotografia, a pintura e a gravura. Participou de exposições coletivas em Campinas, Americana e Limeira, destacando-se: Artista | Professor | Propositor (Centro Cultural da UFSJ – São João de-Rei/MG, 2017); Artista | Professor | Propositor (MHP – Limeira/SP, 2015) e Artista | Professor | Propositor (MAC – Americana/SP, 2015).

rua getúlio vargas, 154a

são joão del-rei I mg I brasil

adrogaleriasjdr@gmail.com

       032 99949-4007

abrimos de

quarta à sábado, das 13h às 19h

parceiros

artmosphere_cinza.png

Casarão das Artes

  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone YouTube
  • Black Facebook Icon
  • Black TripAdvisor Icon
0minha galeria
logo_ADRO-01_BRANCO.png