alexandre delforge
Nasci em 1962, na cidade do Rio de Janeiro, na época Estado da Guanabara. Morando próximo à minha avó artesã e professora de Educação Artística, aprendi com ela as primeiras noções de desenho, escultura em cerâmica e outras técnicas artísticas.
Sempre praticando diversas formas de expressão plástica. Em 1988, me formo em Educação Artística pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo iniciando minha carreira profissional nas Artes Plásticas, em Minas Gerais, como assistente da artista mineira Yara Tupinambá. Posteriormente, seguindo interesses pessoais, curso pós-graduações em Geografia e Arqueologia aprofundando minha investigação sobre as pessoas, o tempo e o território.
Em 2016, fui aprovado em concurso para professor do curso de Artes Aplicadas da Universidade Federal de São João Del-Rei onde trabalho desde então. Em 2017, concluí doutorado em arqueologia com investigação sobre técnicas indígenas desaparecidas de queima da cerâmica.
Como artista desenvolvo um trabalho voltado à cultura brasileira experimentando novas possibilidades técnicas e expressivas da cerâmica. Meu trabalho estáem acervos de arte popular como o do Museu do Presépio de Salvador (Salvador Bahia), Turminas (Minas Gerais) e a coleção “Gran Maestros del Arte Popular de Iberoamerica” do Citibank (México).